Importância da Climatização no ambiente de trabalho.

Importância da Climatização no ambiente de trabalho.

Qual a importância da Climatização no ambiente de trabalho?

    O corpo humano reage às altas temperaturas externas aumentando a circulação sanguínea, fazendo subir a temperatura, perdendo o excesso de calor através da pele. Na medida em que os músculos estão sendo exigidos pelo trabalho físico, parte do sangue flui para a pele liberando o calor. A transpiração é o meio que o organismo utiliza para manter a temperatura corporal interna estável. O suor, no entanto, não pode ser excessivo, apenas na medida em que sua evaporação possa ocorrer e as quantidades de líquido e sais perdidos possam ser repostos adequadamente. Porém, quando o corpo não consegue eliminar o excesso de calor, este fica de certa forma armazenado. Neste caso a temperatura do corpo aumenta. Na medida em que o corpo retém o calor, a pessoa começa a perder a sua capacidade de concentração e, como consequência, torna-se vulnerável a acidentes, irrita-se com facilidade e, frequentemente, perde o desejo de ingerir líquidos.Se a pessoa não for retirada a tempo das proximidades da fonte de calor, podem ocorrer desmaios, entre outros fatores de risco à saúde do trabalhador.
    A instalação de mecanismos técnicos de controle, entre os quais um plano de ventilação do ambiente como um todo e medidas que promovam o resfriamento do local e sobre as fontes de
calor, são fundamentais para a qualidade da temperatura do ar. O resfriamento por evaporação e refrigeração reduzem o calor. Nesse sentido, a importância da instalação de climatizadores no ambiente é primordial.